ATRAÇÕES DA CIDADE

Vale do Peruaçu:
 As cavernas e os sítios arqueológicos compõem os principais atrativos do Parque e o Rio Peruaçu um verdadeiro escultor da natureza, entalhando na rocha calcária verdadeiros monumentos, de magnitudes indescritíveis.

O grande exemplo é a Gruta do Janelão. Quem a percorre, sente uma experiência impar pelas formações que integram água, caverna, vegetação e vistas para o céu azul, através das clarabóias. Outra caverna de beleza singular é a Gruta Bonita. Seus salões, ornamentados por uma variedade de espeleotemas encantam qualquer visitante. Só quem esteve lá pode compreender e sentir quanto o homem torna-se insignificante diante de tamanha beleza.

Gruta do Janelão onde se vê o Rio Peruaçu - Januária/Itacarambí - MG (C. Faraco)

 

É uma espetacular sucessão de arcos, torres, pontes naturais, paredões e centenas de cavernas que tem na Gruta do Janelão o seu ponto máximo: seus espaços vazios descomunais, as dolinas impressionantes,  que a tornam iluminada naturalmente por alguns quilômetros, e seus espeleotemas, uns delicados, outros gigantescos como a maior estalactite do mundo (28 metros!), fazem dela uma caverna única e inesquecível.

 
 
O Clima da Região:

O clima da região é do tipo tropical quente, com dois períodos bem definidos, um chuvoso, de novembro a abril, e outro seco, de maio a outubro. A temperatura média é de 24ºC, variando entre 16ºC (mínima) e 34ºC (máxima). O índice pluviométrico fica em torno de 850 a 1.100 mm anuais.
 
Acesso ao Rio São Francisco:
 É um trecho privilegiado do rio São Francisco para pesca esportiva pois a formação geologica da região só permite utilização de redes de pesca profissional em um pequeno espaço compreendido pelo leito sedimentar do rio com presença de areia. As demais áreas são basicamente de leitos rochosos.
 
 A Pousada Camaleão está localizada à margem esquerda do rio São Francisco, com acesso exclusivo. Oferece a seus hóspedes passeios, transporte fluvial de passageiros e  pescaria. Disponibiliza embarcação de pesca com motor e piloteiro credenciado pela Marinha.
 
 
 
Cachoeira do Rio Peruaçu
 
A cachoeira do rio Peruaçu conta com infraestrutura para seu lazer. Tem bares, churraqueiras espalhadas por toda área no entorno da cachoeira, muito verde e mata virgem.
 
SÃO JOÃO DAS MISSÕES:
É uma pequena cidade que dista 20 Km de Itacarambi. É administrada por um índio Xacriabá de 30 anos.
Ali já se pode visitar grutas do Vale do Peruaçu, acompanhado de um Grupo de "cavernistas" credenciados pelo próprio Municipio.
 
 
A beleza do local é surpreendente. As cavernas guardam surpresas jamais imaginadas.
 

O que é a RVC

A RVC – Roteiros do Velho Chico é uma agencia de turismo receptivo local com sede em Itacarambi, região norte de Minas Gerais. Trabalhamos com roteiros de Ecoturismo e Turismo de Aventura que estão em constante desenvolvimento. O turista que adquirir nossos roteiros receberá informações sobre o comportamento desejado durante as atividades oferecidas: Trekking, Espeleoturismo (turismo em cavernas), Arte Rupestre deixada nos paredões de calcário da região, Trilhas pelas floresta, Trilhas no alto da serra. Entre nossos objetivos, além de promover o turismo na região, também buscamos criar novas alternativas de renda através de parcerias com moradores e outras empresas locais, ou seja, visitando a região com a RVC, o turista contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico local.

Roteiros Buraco do Cipó

Sairemos com destino a localidade do Brejo de Santana a 10 km de Itacarambi, daí seguiremos numa caminhada pela velha estrada da Mina Grande, antiga via de escoamento de minério utilizada no período da exploração na região,  até o Buraco do Cipó, uma espécie de Kanion com vestígios da passagem do homem antigo. Através de trilhas na mata seca, desceremos por um trecho íngreme com profundidade de aproximadamente 50 metros, em direção a um  paredão com Arte Rupestres da Tradição são Franciscana, em seguida visitaremos a Lapa do Cipó uma importante caverna para a região devido sua função de recarga do lençol freático, e por servir como abrigo para a fauna local.  Retornaremos até a estrada principal, de onde seguiremos até o mirante de Itacarambi de onde será possível contemplar a paisagem do Vale do São Francisco com a Serra de São Felipe, o Morro de Itacarambi e a Serra Azul.

Roteiro Caminhos da Serra

Visitaremos a propriedade Recanto do Poço Verde, situada a 13 km de Itacarambi-MG, onde se pratica atividade de caprino cultura e agricultura familiar. Existem no local, belas cavernas com vestígios pré-históricos, formações rochosas (conhecidas como lapiás ou lapiês) e vegetais (bromélias, cactos, orquídeas e outras) típicas da região e semelhantes a verdadeiros jardins naturais no alto da serra, trilhas pela floresta da mata seca com árvores enormes e mirantes de onde veremos paisagens do Vale do São Francisco com seus morros e serras.

 

Maiores informações

http://www.facebook.com/leidson.dosreisnunes.9

http://roteirosvelhochico.blogspot.com.br/

 
» Voltar para Página principal
 
 
Início | Itacarambi | Ambientes | Notícias | Preços| Eventos | Fale Conosco Site desenvolvido por
www.pousadacamaleao.com.br
Hotel - Pousada - Itacarambi - Minas Gerais - (38) 3613-1310
extreme